"Não ensines nada, pois ainda tens tudo que aprender."

Fernando Pessoa


terça-feira, 8 de maio de 2012

Recensão


      Tecnologia educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação
Elias Blano e Bento Silva

         Etimologicamente, a palavra tecnologia deriva da aglutinação do termo grego technê, cujo significado seria arte, ofício, e do termo logos, que faz referência ao estudo de algo, também de proveniência grega.
          Ao longo dos tempos a tecnologia foi facilitando a acomodação do Homem ás adversidades da natureza, desmistificando crenças com fundo empírico ou religioso, racionalizando a economia e contribuindo para o avanço da ciência em geral. No entanto, ao longo de milénios, é relegada para segundo plano, dada a relevância que o saber intelectual vinha ocupando no seio das comunidades. Só em meados do séc. XVIII, com o estreitamento das relações entre os saberes técnicos e intelectuais, práticos e teóricos relativamente, a tecnologia é remetida para um patamar de relevância mais elevado. E é daqui que nasce um novo paradigma da tecnologia, onde, conceptualmente, é encarada como uma aplicação de conhecimentos cientifícos na resolução de problemas.
          Nesta linha de pensamento, este novo paradigma da tecnologia veio modificar a forma como o homem interage como o meio. Isto é extremamente fácil de constatar quando se observa a evolução que se faz sentir na sociedade no que concerne por exemplo aos transportes ou á comunicação. Portanto, a tecnologia pode ser vista como um vector de optimização da acção do homem com o mundo em todas as suas tarefas.
Em pleno séc. XXI, numa altura em que a educação se configura como um dos baluartes principais da nossa civilização, a tecnologia desempenha também um papel fundamental. O domínio da tecnologia educativa tem, na sua essência, como finalidade tornar o processo educativo mais eficaz. Esta meta tem contribuído para que as instituições de ensino tenham aperfeiçoando os seus princípios de organização.

Se pretenderem ler o restante texto, cliquem no link:

1 comentário:

  1. Caros alunos,
    Peço desculpa por ter demorado tanto tempo a analisar o vosso texto mas tenho estado fora de Portugal e sem oportunidade de ir à net como desejaria.
    Vejo que escolheram um texto que, tal como já referi aos vosso colegas é um pouco antigo, faz parte daquilo que foi o "paasado" da TE em Portugal,mas e um marco na sua historia, isso sem duvida nenhuma.
    Quanto à recensão em si, tenho a dizer que, para além de demasiado longa - a ideia era reterem as ideias chave e não referiram tudo aquilo que os autores apresentam - tem falhas a nivel formal ou seja na forma de fazer referencias e citações ao longo do texto. Na proxima aula eu explico melhor porque o documento que me enviaram em pdf não deixa introduzir correcções.
    Também falta aum comentario pessoal ainda que breve.
    Noto que falta uma letra no nome de um dos autores logo no subtitulo e também sugeria que usassem um tipo de letra simples - sem bold - para o corpo do texto.
    Até 3ª feira!
    Abc
    CC

    ResponderEliminar